RN (84) 2020-6482 / PB (83) 3576-2000
Minha contaCriar conta
Meu carrinho    Itens(0)    R$ 0,00
Quem somos

A história da distribuidora de vinhos Canessa & Montanares Ltda. remonta a suas raízes no Chile, onde suas famílias entrelaçam suas origens no princípio do século XX.

"A História das famílias Canessa e Montanares"

Família Canessa

Da Itália, na região da Liguria, a família Canessa herdou a tradicional arte dos vinhos e escolheu o Chile para se estabelecer e propagar sua cultura. No século XX, aportaram na cidade chilena de Valparaíso, onde o “nonno” Giovanni Canessa Onice constituiu uma empresa de preparação de licores, instalando-se com seu irmão Blas Canessa em terras junto ao esteio de Limache. Introduzindo a cultura do tomate nesta região e alguns vinhedos, Gino Canessa Balestra, filho do “nonno”, selecionava suas próprias bebidas tradicionais para seu consumo e o de sua família, dando as bases para os apreciados vinhos tintos Cabernet Sauvignon, Carménère e o branco Chardonnay.

Enquanto isso, Luis Jofré Guajardo, o avô de Luis Montanares, comercializava por volta de 1920 em Santiago do Chile os vinhos da vinha Conchalí, propriedade da família Aguirre - proeminente família chilena entre cujos descendentes destaca-se dom Pedro Aguirre Cerda, que veio a ser presidente da República do Chile. Luis Jofré Guajardo percorria as ruas da capital entregando seus vinhos de forma artesanal; apesar das dificuldades seu espírito nunca foi abalado e a partir dos anos 40, se moderniza e começa a fazer suas entregas em caminhões, fruto de anos de esforço, sacrifício e trabalho. Nas seguintes décadas e até os dias atuais, seus descendentes continuam com a tradição dos vinhos e representam algumas das marcas mais prestigiadas na sua terra natal, o Chile.

Em 2010, os primos Juan Canessa e Luis Montanares encontraram-se na cidade de Natal, Rio Grande do Norte, e começaram a germinar a ideia de criar juntos um projeto nesse lugar paradisíaco. Nesse mesmo ano, Luis conhece Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, onde mora Juan. Dois anos mais tarde se apresentou a oportunidade de concretizar o que era até o momento um sonho, unindo estrategicamente os dois rios num só fluxo, e no ano de 2012, os dois retomam as atividades de seus ancestrais na produção e comercialização de vinhos em terras potiguares e gaúchas.

Os vinhos Famiglia Canessa e Montanares

Curicó

Os vinhos Famiglia Canessa e o vinho Montanares são elaborados numa das regiões mais charmosas e tradicionais do Chile, onde se produzem alguns dos melhores vinhos do país, a região de Curicó, que fica a 192 quilômetros de Santiago, a capital.

Curicó é uma província do Chile Central na Cordilheira dos Andes, berço de neves eternas e cercada pelo mar. Obra mestre da natureza, colorida como um arco-íris. Alma do vinho e fonte de frutas que se doam ao mundo. Águas que descem da Cordilheira em procura do Oceano Pacífico numa frenética corrida até seu destino azul, cruzando plantações, campos, florestas e charmosos vinhedos.

Curicó é lugar de descanso e prazer, onde se misturam aventura, praias, pessoas hospitaleiras, amáveis, gente que tem orgulho da sua terra. Atualmente é considerado um dos centros vitivinícolas mais importantes e tradicionais do Chile , exportando a mais de 70 países em todo o mundo. Ali nascem os vinhos Famiglia Canessa e o vinho Montanares, que cruzam a Cordilheira dos Andes para trazer seu aroma e sabor às terras brasileiras.